A necessidade de um plano de marketing para o turismo rural

Um plano de marketing é fundamental para uma comercialização eficaz e rentável em qualquer produto ou serviço. Convicto de que a atividade do turismo rural deve-se nortear pelos princípios que regem o mundo empresarial e pela competência de serviços, entre os quais está o uso de técnicas de marketing, no processo de inteligência de mercado não há como o empreendedor não estar familiarizado com eles.

O plano de marketing proporciona uma visão clara do objetivo final e informa com detalhes as etapas que devem ser cumpridas para chegar onde se deseja ir. Além disso, o plano permite calcular quanto tempo será necessário para cumprir cada uma das etapas e os respectivos volumes financeiros a serem despendidos para seu cumprimento. Sem um plano de marketing não é possível saber sequer se os objetivos estão sendo alcançados. A atividade turística no espaço rural pode e deve ser um negócio lucrativo.

Um plano de marketing serve para fixar objetivos, definir estratégias de mercado e avaliar a evolução do projeto ou empreendimento. Um plano de marketing devidamente preparado pode produzir muito n um volume relativamente pequeno de esforço concentrado. Além disso o plano de marketing se traduz em uma ferramenta de convencimento para a obtenção de financiamentos, parcerias e outros ativos.

A medida que se denomina o projeto contemplado no plano, praticamente metade da tarefa já é concluída. Tradicionalmente, o empreendedor do turismo rural não faz nenhum tipo de projeto ou plano, constrói seu empreendimento com base em uma visita a um empreendimento similar (quando não copia os erros) e de acordo com as ideias de sua cabeça implanta o seu negócio.

Quando, a partir dessa operação, descobre que foram cometidos erros, mas que os problemas são passíveis de conserto, tenta resolvė-los, gerando gastos que poderiam ser evitados. No entanto, quando o conserto é ineficaz, o negócio está fadado ao insucesso.Para o desenvolvimento de um plano, o marketing conta com quatro elementos fundamentais, sobre os quais devem ser estabelecidas políticas próprias: produto, preço, distribuição e comunicação.

A combinação desses quatro elementos recebe o nome de marketing mix (palavra inglesa que significa mescla de ingredientes). Para que se tenha um marketing mix eficiente para o turismo rural, os quatro elementos devem se harmonizar, ou seja, o desenho de um produto ou serviço deve ser elaborado visualizando-se, ao mesmo tempo, o preço aceito pelo mercado, em quais canais o produto será divulgado e quais processo de comunicação serão utilizados (publicidade, promoções, relações públicas etc.) para que os consumidores saibam da existência do seu negócio e como poderão comprá-lo.

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